Fonte: Redação e Ana Dias
Foram registrados neste momento que o deputado (PSDB-RS), advogado, professor universitário e empresário, Júlio Redecker, que aos 51 anos de idade, que estava em seu quarto mandato, estava no avião da TAM que colidiu com um depósito da empresa, ontem (dia 17 de julho), em São Paulo. Em nota oficial emitida pelo PSDB, o presidente nacional do partido, Tasso Jereissati, lamentou a morte do político gaúcho. "Júlio Redecker nos deixa um legado de honradez e competência no exercício da sua vida pública. Combativo e destemido, cedo ganhou notoriedade entre os seus pares, conquistando por isso a liderança da minoria na Câmara Federal", diz o comunicado.
O ex-secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário do Mato Grosso do Sul, José Américo Flores do Amaral, é um dos passageiros que morreu ontem no acidente que aconteceu no aeroporto de Congonhas, com o da TAM.
O presidente da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB-RS, Paulo Rogério Amoretty Souza presidiu, entre 1998 e 1999, o Internacional de Porto Alegre, tendo sido também vice-presidente e consultor jurídico do clube gaúcho. Atualmente, ele advogava pelo Corinthians no caso do atacante Nilmar, no qual o time paulista está obrigado a pagar 8 milhões de euros ao Lyon (FRA) pela aquisição do jogador em 2005. Outro membro da OAB presente na tragédia era Paulo de Tarso Dresch da Silveira, presidente da Comissão de Precatórios do Rio Grande do Sul da Ordem e filho do jurista e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Neri da Silveira. Ele vinha à capital paulista participar do "Movimento Nacional contra o Calote Público". O encontro, realizado na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), teria como propósito iniciar uma luta contra a aprovação de uma emenda constitucional que legitima o calote dos entes públicos ao pagamento dos precatórios. Agendado para esta quarta, o Movimento foi adiado.
Alguns sindicalistas que participariam do encontro também estavam no vôo 3054. É o caso de Julia de Oliveira Camargo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul e da União Nacional de Credores Públicos (UNCP); Sonia Machado, conselheira fiscal do sindicato; Katia Escobar, assessora de imprensa; e as funcionárias Cateline Oliveira, Nelly Priebe, Mery Vieira, Suely Fonseca, Adelaide Moura e Elcita Ramos. A presidente do Sindicato dos Técnicos Científicos do Rio Grande do Sul, Nadja Maria Soczecki de Paula, e o diretor de divulgação e imprensa do sindicato, Luiz Fernando Soares Zacchini, estão entre os mortos da tragédia.
Empresários - As empresas Nokia, Braskem e Ipiranga confirmaram nomes de funcionários e executivos. O gerente de vendas da Nokia, Décio Tévola, estava no vôo. A direção da Braskem informou que Janus Lucas Leite Silva e de José Carlos Pierucetti, funcionários da empresa, morreram no desastre. Paulo César Pavi, da Ipiranga Química, também estava entre os passageiros. O grupo Gerdau tinha quatro funcionários a bordo do vôo 3054. Os funcionários eram a gerente de recursos humanos da Gerdau Sul, Andréa Rota Sieczkowski; o consultor de marketing da operação de negócios Aços Longos Brasil, Andrei François Mello; o gerente de serviços financeiros da área de serviços compartilhados Gerdau, Luiz Baruffaldi, e o assessor técnico da área de tecnologia da informação Peter Max Finzsch. Todos eram casados. Andréa deixou dois filhos e Barufaldi, três.
O gerente comercial do Sistema Brasileiro Televisão (SBT) na Região Sul, José Luís Souto Pinto, e o diretor regional da emissora de televisão, João Roberto Brito, estavam entre os passageiros. Pinto tinha 53 anos, era casado e deixa três filhos. Brito tinha 45 anos, era casado e deixa duas filhas.O secretário-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Demétrio Travessa, de 46 anos, está entre as vítimas fatais. Ele presidia o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Indústria de Máquinas da Abimaq.
A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) confirmou que o vice-presidente da entidade, Guilherme Duque Estrada de Moraes, estava entre os passageiros. Além de Moraes, a diretora-adjunta de Assuntos Regulatórios da Abiquim, Marta Laudares, também estava no vôo.
O presidente da fabricante de estruturas metálicas Medabil, Attilio Bilibio, estava entre os passageiros do vôo 3054. O vice-presidente da holding Paludo Participações, Vitacir Paludo, também teve a morte confirmada. Vitacir - filho do fundador do grupo, Vicencio Paludo - era casado e pai de uma adolescente de 15 anos. O empresário amazonense Gabriel Correia Pedrosa Júnior, 26, franqueado da rede Habib's em Manaus, foi outra vítima fatal.
Um diretor e um engenheiro da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), empresa do vice-presidente da República, José Alencar, estavam entre os passageiros do vôo 3054. Morreram o diretor da unidade de Montes Claros (MG), Fábio Vieira Marques Júnior, de 56 anos, e o engenheiro Rospierre Vilhena, 33 anos. A Coteminas informou que Rospierre era filho do vice-presidente industrial da companhia, Pedro Garcia Bastos Neto. Outros dois executivos figuram na lista de mortos. Da cooperativa vinícola Aurora, morreram o superintendente, Carlos Gilberto Zanotto, e o gerente financeiro, Ivalino Bonatto. Os dois trabalhavam na Aurora há 32 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário